terça-feira, 18 de agosto de 2015

Procura-se um Diário de Viagem ( e tempo para relatar a próxima que vem aí)

Eis que, depois de Maio (do ano passado!) o blog deu uma sumida.

Primeiro, porque eu estava, de fato, viajando sem parar, e não conseguia ficar um minuto para organizar todos os textos do caderninho para o computador.

Depois, porque voltei e estava organizando a vida.

Depois, OAB. Depois, monografia...

Mas, dentro de tantas desculpas, uma delas tornava a atualização desse blog impossível: a falta do meu caderno de viagens!
(sniff, coitadinho)

Não que ele esteja completamente perdido - eu ainda tenho esperança! - mas sim que ficou vagando pela ponte aérea Portugal-Brasil...

Explico-me. 

Foi em Junho, em Lisboa, que tive o último contato pessoal com o caderninho. Acabei esquecendo-o na casa da amiga de minha mãe, com a qual tive o prazer de ficar hospedada - e que voltimeia volta para o Brasil. Assim, logo que descobri que o caderninho gostou tanto de Lisboa que ficou por lá mesmo, avisei.

Desde então, o caderno deve ter mudado de mão umas duas vezes, e, nas vidas ocupadas das boas almas que dele cuidam, ainda não chegaram até a saudosa escritora. 

Mas um dia, eu sei, ele chega. 


De qualquer forma, desde que voltei da Europa, a vida acadêmica ocupou e continua a ocupar um espaço proeminente na minha vida. A diferença agora é que até essa ingrata, a Academia, foi graciosa e me permitiu viajar também.

Em fevereiro, no meio de um carnaval sem viagens, meu orientador encorajou-me a mandar um abstract para uma conferência na República Tcheca. Só para ver no que daria. 

Alguns meses depois, quando recebi o e-mail de resposta, antes de abrir eu já adivinhava o não. No resumo do e-mail tinha um "we are..." que eu já completei com "sorry to inform you that...". Mas quando o "lamentamos" se transformou em um "estamos felizes em anunciar que você foi aceita", mal pude acreditar. A conferência seria em agosto - e eu sinceramente não contava com a possibilidade de voltar para o Velho Mundo tão cedo. 

Aí veio a novela toda de preparações - passagens, acomodação, planos... Mas não valia a pena viajar para ficar só uma semana, ir à conferência e voltar. Então aqui estou - 15 dias de final de verão europeu, sendo que sete desses dias eu passo sozinha. 

Não cheguei nem a compartilhar no blog as dores e delícias de viajar sozinha, mas posso dizer que foi uma experiência que mudou minha visão de mundo. 

De uma menina que vagava pelas ruas à noite sem conseguir entrar em um restaurante para jantar, quase chorando de solidão, até a destemida (em parte) desbravadora das duas cabeças da águas do Império Austro-Húngaro, foram muitas viagens e muito crescimento pessoal.

Dessa vez, o objeto de minhas explorações solitárias é Berlim, cidade que pulsa com a história de uma parte dos meus ancestrais, um dos palcos principais do século vinte, que foi sacudida por revoluções e pisoteada por fascistas; palco dos horrores de Hitler e dos horrores aéreos dos aliados. Bombardeada, destruída, rasgada ao meio, chantageada, reunida... E agora é jovem, forte e irônica. 

Nem comecei a escrever sobre Berlim e já dá pra perceber que é uma cidade que conquistou o meu carinho... 

De qualquer forma, embora esteja escrevendo todos os dias, não garanto que vá ter a internet (e o tempo precioso de sono) para digitar tudo, colocar fotos e publicar... Mas agora já aprendi a minha lição de colocar tudo no computador o mais rápido o possível.

Assim sendo, me aguardem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário